A Teresa Guerreiro começou a trabalhar na Cooperativa de Ensino Horizonte, em Cascais, com 16 anos. Hoje, com 48 anos, orgulha-se de ter mantido este posto de trabalho há mais de três décadas.
Tudo começou com um estágio nas funções de ajudante de cozinha, depois de ter feito um curso de formação profissional na CERCICA. O estágio correu muito bem e foi convidada para ficar. Conta que “sempre teve muito apoio” desde a primeira hora, quando ali entrou tão nova, que “os alunos achavam que era mais uma gaiata”.
Lembra-se de ter sido muito bem recebida e de a terem “ajudado a aprender o trabalho” que passaria a ser o seu e que inclui tarefas variadas, como descascar batatas ou dar apoio na lavagem e na arrumação da loiça do refeitório. Por vezes, quando falta alguém, o seu apoio estende-se a tarefas menos habituais.
Mora com os pais, vai e vem para o trabalho “sem se atrapalhar” e tem aproveitado os ordenados para ir juntando um pé de meia “para mais tarde”. Já perdeu a conta às histórias boas que tem vivido no emprego, onde se sente muito bem acolhida pelos responsáveis da Cooperativa que, depois de três contratos bem sucedidos, a convidaram a integrar os seus quadros.
Márcia Menezes, Chefe de Cozinha e Chefe da Teresa já há nove anos, destaca a sua pontualidade e a responsabilidade em tudo o que faz. Especialmente nas pequenas tarefas que outros desempenham com menos atenção, como por exemplo lavar alface, a Teresa “mostra um grande cuidado”. “Consegue fazer tudo o que lhe peço, mesmo que mude por vezes de rotina” e sempre que é preciso ficar mais tempo para ajudar, já sabem que podem contar com ela.