Just Work – Experiências de Trabalho

Recursos para candidatos

Just Work – Experiências de Trabalho

Um contrato de trabalho não é a única opção para as pessoas com deficiência que procuram uma experiência em contexto de trabalho. Existem outras alternativas  para quem não quer um compromisso com tanta regularidade ou para quem simplesmente prefere começar aos poucos…

 

PROGRAMA INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO (PIT): Para quem está ainda a frequentar a escola mas gostava de ter contacto com o mercado de trabalho, existe este programa que pode ajudar a ter alguma experiência em contexto real de emprego.

O Decreto-Lei 54/2018, de 06 de julho, veio estabelecer o Plano Individual de Transição, que complementa a escolaridade dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e adaptações curriculares significativas. Estes alunos frequentam a Escola, usufruindo desta medida educativa, que é implementada três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória (a partir dos 15 anos). As empresas podem desta forma proporcionar estágios integrados (durante o ano letivo), oferecendo aos alunos contacto com o mercado de trabalho, potenciando a vida ativa e perspetivando uma saída profissional após a conclusão dos estudos. Para os alunos interessados, é uma excelente oportunidade de desenvolver o PIT em contexto laboral, potenciando o seu conhecimento, as suas aptidões e o seu desenvolvimento profissional na transição para a vida ativa.

Mais informações sobre este programa ou sobre vários outros recursos que contribuem para a Promoção do Sucesso Educativo e a Inclusão, podem ser consultados AQUI

 

A lista de apoios que apresentamos de seguida destinam-se a jovens/adultos que querem iniciar um contrato de trabalho numa empresa, mas não têm ainda a certeza se se vão dar bem.

Nestes casos é possível realizar uma experiência laboral de curta duração para depois decidir os próximos passos com mais confiança.

 

A ACAPO – ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS E AMBLÍOPES DE PORTUGAL facilita o processo de integração no mercado de trabalho através de uma equipa multidisciplinar especializada para a área da deficiência visual, que disponibiliza um serviço de acompanhamento às pessoas com deficiência e às entidades empregadoras, de modo a esclarecer quer a deficiência e as suas limitações, quer os meios para ultrapassar as barreiras com que os colaboradores com deficiência visual e os seus empregadores se deparam.

Toda a informação AQUI

 

O PROGRAMA INCORPORA é desenvolvido no concelho de Cascais e Oeiras pela Associação de Reabilitação e de Integração Ajuda  (ARIA). É  um programa de intermediação laboral, que privilegia o trabalho colaborativo das várias entidades sociais da rede Incorpora, com o objectivo de proporcionar uma assessoria integral em todas as fases do processo de integração profissional em mercado aberto, de pessoas em risco ou situação real de exclusão social. Mais informação AQUI

FORUM SOCIO OCUPACIONAL

Esta outra resposta da ARIA, dirigida a pessoas com experiência de doença mental,  oferece um conjunto de atividades diárias com o objetivo de promover a autonomia e a qualidade de vida dos seus clientes promovendo a sua integração a sócio-profissional Conheça esta resposta AQUI

 

As ASU – Atividades Socialmente Úteis, destinam-se a pessoas que frequentem um CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e visam o treino de competências socais e profissionais em contexto real de trabalho, em entidades na comunidade, por um período não superior a 20 horas semanais e com o apoio e supervisão de um TAI (Técnico de Apoio à Inserção).

O acesso a uma destas oportunidades é feito através da assinatura de um protocolo de parceria, entre o CACI e a Entidade de Acolhimento. Conheça os vários CACI em Cascais e Oeiras:

 

A Câmara Municipal de Cascais disponibiliza um serviço de atendimento personalizado, centrado na inserção no mercado de trabalho, definição de projetos de vida e de empregabilidade. O atendimento é confidencial. As marcações podem fazer-se AQUI

A autarquia dispõe ainda dos seguintes Programas:

PROGRAMA EXPERIMENTA (Empregabilidade Jovem)

Programa de formação em contexto de trabalho, com bolsa associada, que pretende proporcionar experiências de aprendizagem, mentoria, desenvolvimento de competências e a aproximação ao mercado de trabalho. Esta iniciativa destina-se a jovens residentes e estudantes no Concelho de Cascais. Quando o Jovem tem necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou deficiência, prevê-se para acesso o 6.º ano como habilitação escolar mínima e o limite de 35 anos de idade (à data de início de atividade). Mais informações AQUI.

EXPERIÊNCIA 582  (experiências de curta duração em contexto de trabalho)

Este Programa promove a aproximação ao mercado de trabalho, incentivando o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais e a empregabilidade de pessoas em situação de desemprego ou de reconversão profissional facilitando, deste modo, a sua inserção no mercado de trabalho. Tem uma duração de até 528 horas e inclui uma bolsa de participação por hora de atividade formativa. O início deste processo começa com a inscrição para um atendimento de Consultoria de Percurso Profissional AQUI

PIIC me Cascais  (transição de jovens para a vida adulta)

Este projeto-piloto de acompanhamento e orientação durante o processo de Transição para a Vida Adulta (TVA) de jovens com deficiência, em período de conclusão do seu percurso escolar oferece seis caminhos:

Orientação para Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), formação profissional, voluntariado inclusivo, programa ocupacional na comunidade, emprego e mediação para a inclusão, de forma a poder abranger perfis, interesses e expetativas diferenciados e individualizados, assegurando a inclusão social destes jovens nas suas comunidades de pertença. Toda a informação AQUI

 

O CENTRO DE RECURSOS DA CASA PIA DE LISBOA trabalha em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, dando resposta aos 23 Serviços de Emprego na área de Lisboa e Vale do Tejo, apoiando aproximadamente 900 pessoas com diferentes graus de surdez, envolvendo famílias, entidades internas e externas à Instituição e entidades empregadoras.

Conheça em detalhe esta resposta AQUI

 

A CERCICA, credenciada como Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego do IEFP dispõe desta e doutras Medidas de Apoio à integração Profissional das pessoas com deficiência.

Após estarem inscritos no Centro de Emprego de Cascais, os interessados podem beneficiar de apoio para uma avaliação e orientação profissional bem como para iniciarem uma experiência em contexto de trabalho, que facilite depois escolhas mais esclarecidas que contribuam para a definição de um projeto de vida. Conheça as diferentes medidas que poderá usufruir AQUI

A CERCICA desenvolve ainda, em parceria com vários empregadores do concelho de Cascais e Oeiras, ações de formação prática em contexto de trabalho, com a duração de 9 meses. É a última componente formativa dos cursos de formação profissional que desenvolve. Mais informação AQUI