Partilha de Conhecimento

Recursos para empregadores

Partilha de Conhecimento

TOOLKIT DE APOIO ÀS EMPRESAS A Associação Empresas Responsáveis  GRACE, compilou um conjunto de informações úteis que visam apoiar as entidades empregadoras que querem incluir nas suas organizações pessoas com deficiência.

Este recurso inclui ferramentas que ajudam a desenvolver estratégias de promoção de inclusão, a desenhar processos de recrutamento inclusivo, identificar e ultrapassar barreiras à integração de pessoas com deficiência ou a aprofundar boas práticas com recurso a exemplos de inclusão bem-sucedida, entre outras.

O ficheiro em PDF está disponível AQUI

ESTUDO SOBRE A EMPREGABILIDADE DAS PdC As intervenções tradicionais destinadas a melhorar o emprego de pessoas com deficiência têm-se focado no lado da pessoa com deficiência. Porém, existem fatores críticos do lado das entidades empregadoras com impacto na contratação, retenção e no desenvolvimento de um percurso profissional de pessoas com deficiência.

Este estudo parte do pressuposto de que é fundamental identificar também do lado das entidades empregadoras os fatores que promovem a inclusão, contratação e retenção de pessoas com deficiência.

Consulte o documento na íntegra AQUI

NÚCLEO DE ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA DO ISCTE. O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa tem vindo a dedicar-se às questões da deficiência e direitos humanos, através de inúmeras atividades, projetos e iniciativas, entre as quais se conta a criação de um mestrado e de uma pós graduação nesta área e também a criação de um observatório.

Esta iniciativa pretende agregar o conhecimento produzido no contexto da investigação científica produzida em Portugal e também no âmbito de diversos projetos internacionais ou de avaliação.

O Núcleo pode ser consultado online AQUI

OBSERVATÓRIO DA DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS  – Esta iniciativa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) visa acompanhar a implementação de políticas para a deficiência em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, assim como promover processos participados de monitorização e de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

A Informação, disseminação dos resultados de investigação desenvolvida no ISCSP sobre a temática da deficiência e direitos humanos, bem como organização e divulgação de recursos externos de interesse nesta área é uma das grandes apostas do Observatório. As áreas da Formação, Investigação, Intervenção Social e Policy Advice são outros dos eixos da sua intervenção.

Para conhecer AQUI